Friday, 7 December 2012

John Titor e o IBM 5100

     Bom vamos entender um pouco mais sobre oque é o Sistema Unix IMB 5100, que John Titor teve que pegar no ano de 1975 !

Sistema Unix IMB 5100
    Tudo começa em 1975, a IBM lançou o primeiro computador portátil produzido em massa, o 5100. Era um feito incrível para a época : Um sistema integrado 5-inch monitor CRT, até 64 kilobytes de memória de acesso aleatório (RAM), e a capacidade de executar programas feitos para computadores maiores e mais caros, tudo em algo do tamanho de uma pasta.
    Na verdade, o IBM 5100 chegou extraordinariamente perto de se tornar o primeiro computador pessoal do mundo, um título tomado poucos meses antes pelo Altair 8800. Mas o IBM 5100 foi mais do que apenas um computador portátil. Continha uma característica escondida que permaneceu desconhecida pelo público em geral durante quinze anos, até o ano de 2000. O ano de John Titor supostamente chegou em nossa Worldline (Linha do Tempo). 
  
Foto do Filme: ''De volta para o futuro'' onde doutor Emmet Brown e Martin McFly estão no ano de 1885 !

 A história de John Titor começa em 2036.
    Titor pertencia a uma equipe de sete pessoas escolhidas para embarcar em uma jornada através do tempo. Ele tinha vivido horrores inimagináveis ​​em um mundo destruído pelo egoísmo, cinismo e governo corrupto, devastado pela guerra nuclear.
    Para piorar, o pouco que restava de sua tecnologia foi ameaçada por uma iminente erro UNIX de tempo limite em 2038.
    Um IBM 5100 era exatamente o que eles precisavam. Com a capacidade de depurar e emular o código entre várias linguagens de programação, acabou tornando-se um componente importante na manutenção da arquitetura tecnológica de seu mundo.
    Infelizmente, nenhum poderia ser facilmente encontradas em 2036.
    E assim missão Titor foi simples: Viajar para 1975, usando uma máquina do tempo rudimentar, e adquirir um computador portátil IBM 5100.
    Enquanto isto é apenas uma pequena parte da história de John Titor, que parece ser a génese para o mito inteiro. Olhando para sua história, sem o tempo limite de 2038 e a necessidade de um IBM 5100, Titor nunca teria sido enviado em sua missão através do tempo.
    E o que é interessante, é que para todos os efeitos, a viagem no tempo, não obstante, é muito focada na realidade.


Precisamos do sistema para "depurar" vários programas de computador antigos em 2036. UNIX tem um problema em 2038. - John Titor

    O IBM 5100, de fato, continha funcionalidades que foram escondidas do público. Numa época em que a maioria dos computadores só poderia apoiar a linguagem de programação BASIC, o IBM 5100 tinha a capacidade de emular programas em BASIC, tanto para o sistema / 3 e APL para System/370 (o "sistema", neste caso, refere-se a mainframes IBM ). De acordo com Bob Dubke, um dos engenheiros da IBM 5100, esta função foi escondido "por causa de preocupações sobre como a concorrência [da IBM] pode usá-lo."


Esse pedaço da história é comprovadamente correta.

    Mesmo que a função não estivesse escondida, no entanto, o público em geral, especialmente em torno de 2000-2001, provavelmente tinha pouca ideia do que a máquina sequer existia. Quem era o indivíduo postando como John Titor? Como ele sabia destas coisas?


    Sendo assim, se o timeout UNIX de 2038 é ser um problema sério, e se em 2036 nós precisamos da capacidade de "engenharia reversa" ou depurar o código certo para evitar um apocalipse tecnológico, um 5100 poderia ser a nossa máquina a solução de tais problemas.

    O limite de tempo UNIX, por sinal, é uma preocupação real. Um erro de tempo limite é causada pela forma como os computadores contam o tempo do sistema. Eles contam não o tempo por datas reais - meses, dias, ou anos, como nós - mas sim por segundos.
 

No comments:

Post a Comment